Meditação e Espirtismo

Meditação_blog

Seria a meditação contrária aos ensinamentos espíritas? Para responder esta questão precisamos primeiro ter em mente alguns conceitos do que é meditação. Em seguida faremos um paralelo com as obras espíritas.
Segundo Yogi Bhajan – PhD – “Meditação é um processo através do qual podem ser resolvidos conflitos e males, ao invés de vivermos com eles por toda a vida”. Para Amit Goswami – PhD, no Livro A janela visionária – Um guia para a iluminação por um físico, “A meditação é um modo de intervir em nossos padrões condicionados”.
Na obra O Espiritismo na sua mais simples expressão Allan Kardec afirma: O objetivo essencial do Espiritismo é melhorar os homens, no que concerne ao seu progresso moral e intelectual. “O verdadeiro espírita não é o que crê nas comunicações, mas o que procura aproveitar os ensinamentos dos Espíritos. De nada adianta crer, se sua crença não o faz dar sequer um passo na senda do progresso, e não o torna melhor para o próximo”. Ora Kardec nos deixa claro que um dos objetivos essenciais do Espiritismo é a melhora do ser humano, logo devemos nos empenhar para realizarmos a nossa reforma íntima. Essa é nossa grande tarefa. E a meditação pode e deve ser um instrumento para nos ajudar nesse processo. Vejamos o que nos diz Joana de (espírito) a respeito:
Por intermédio da mediunidade de Divaldo Franco a autora espiritual faz a seguinte menção: “Meditar significa reunir os fragmentos da emoção num todo harmonioso, que elimina as fobias e as ansiedades, liberando os sentimentos que encarceram o indivíduo, impossibilitando-lhe o avanço para o progresso”.
Analisando o conceito trazido por Joana de Ângelis (espírito), bem como os apresentados pelos pesquisadores acima observamos que os mesmos estão em comum acordo ao caracterizar a meditação como um processo de autocura, em que o praticante dedicado e disciplinado poderá se livrar dos bloqueios cristalizados em sua psique, tornando-se uma pessoa melhor e livre de amarras emocionais e psicológicas, conforme artigo de Joilson José Gonçalves Mendes.
Atualmente por meio de dados cientificamente demonstrados, sabemos que a prática constante da meditação auxilia no processo de crescimento, discernimento e lucidez do ser humano. Nós espíritas precisamos dar mais atenção ao assunto, e principalmente praticar mais a meditação. Na obra Consciência e Mediunidade, do Projeto Manoel Filomeno de Miranda, encontramos a seguinte frase: “A Meditação tem sido pouco examinada em nossos arraiais espíritas e menos ainda praticada”.
Mas como a meditação pode nos ajudar em nosso progresso espiritual? Joana de Angelis, em O Ser Consciente nos apresenta a seguinte assertiva: “A meditação ajuda-o a crescer de dentro para fora, realizando-se em amplitude e abrindo-lhe a percepção para os estados alterados de consciência”.
Já na obra Vida Desafios e Soluções a autora espiritual explica que: “Em um nível mais profundo, a meditação é-lhe o instrumento precioso para a autoidentificação, por facultar-lhe alcançar as estruturas mais estratificadas da personalidade, revolvendo os registros arcaicos que se lhe transformaram em alicerces geradores da conduta presente”.

E complementa: “Esse mergulho consciente nas estruturas do eu total, faculta a liberação das imagens conflitantes do passado espiritual e do presente próximo, ensejando a harmonia de que necessita para a preservação da saúde então enriquecida de realizações superiores”.
Na obra Consciência e Mediunidade do Projeto Manoel Philomeno de Miranda, pág. 117, é feita a seguinte indagação: Qual o prejuízo de se não meditar? A resposta foi a seguinte: Quem caminha sem meditar, perde o contato consigo mesmo. E na pág. 118 temos: FALA MENOS, DORME UM POUCO MENOS E MEDITA MAIS.
Vemos assim, que a pratica da meditação é um valioso instrumento para a nossa transformação e, ao contrário do que muitos pensam tem tudo a ver com a doutrina Espírita. Então vamos meditar!

Antonia Nery

Anúncios
Esse post foi publicado em Textos Doutrinários. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Meditação e Espirtismo

  1. Luís disse:

    Aproveito para divulgar meu site sobre espiritismo e meditação: https://sites.google.com/site/meditacaonoespiritismo
    Grande abraço.

    Curtir

  2. maria da aparecida conceição disse:

    Sou Espírita e praticante da meditação /yôga…..encontrei referências importantes sobre espiritismo/meditação que certamente apoiarão meus passos, nesse empreendimento do ‘conhecimento de mim mesma, como condição fundamental para uma vida mais plena,, mais amorosa, mais firme no Bem.! Sou grata!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s