Dicas Pedagógicas: Apresentação

O GruDDE, neste espaço, quer dividir com você, seus conhecimentos sobre Pedagogia. Usamos vários conteúdos para enriquecermos nossas atividades de treinamento e integração social dos grupos que visitamos.

A partir de agora, somos parceiros em nossos planejamentos!

– A necessidade de se viver em grupo

Na história da humanidade os registros identificam os homens vivendo em grupos. Agrupavam-se a fim de somar forças e dividir tarefas diante das ameaças do meio e para garantir a sobrevivência.

Naturalmente que as regras de convivência eram bem rudimentares, ocorriam entraves e inúmeros conflitos sangrentos, ocasionados pelos problemas das relações sociais, intra e intergrupos.

Posteriormente com o apoio da Ciência, de posse das ferramentas da sociologia e da psicologia social, pode-se  compreender melhor as relações sociais e assim interferir para a melhora da convivência da espécie.

Podemos afirmar que a convivência em grupo é uma necessidade vital, assim sendo precisamos garantir uma qualidade de vida adequada.

– O que é um grupo?

“Um grupo são dez ou doze pessoas assustadas, sentadas ao redor de um saco de medos: o medo da solidão, do passado, do presente e do futuro, gerador das angústias de todo dia.”

José Saramago

 O grupo apega-se pela necessidade de proximidade e para dar solução a problemas que são pessoais, mas tornam-se problemas de grupo, ou seja, socializados.

Há fatores determinantes na conceituação de grupo: a interação, que é um requisito básico para a sua compreensão, a ação recíproca entre seus membros, a estrutura, a coesão (pertencimento, que gera confraternização), os objetivos comuns e o padrão de conduta.

Anúncios
Esse post foi publicado em Dicas Pedagogicas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s