Sobre todas as coisas: uma reflexão

Neste poema, Chico Buarque nos remete a uma reflexão sobre o amor ao próximo (tanto no relacionamento amoroso a dois como no geral) e à compaixão.

Pela lógica, sem perder a poesia, o autor nos leva a pensar que o Criador não poderia exigir de nós qualidades que ele próprio não possui. Ele não seria egoísta de criar o Universo apenas para seu deleite, como um grande brinquedo.

Podemos atestar isso quando Chico Buarque diz: Ao Nosso Senhor/pergunte se Ele produziu nas trevas o esplendor/se tudo foi criado – o macho, a fêmea, o bicho, a flor/criado pra adorar o Criador, ou neste trecho: Não, Nosso Senhor/não há de ter lançado em movimento terra e céu/estrelas percorrendo o firmamento em carrossel/pra circular em torno ao Criador. Sem dúvida, se assim o fosse, o Criador seria egocêntrico, o que não se coaduna com os caracteres da perfeição divina.

Em outro trecho da música, o compositor novamente apela para a lógica, e nos pergunta: Ou será que o Deus/que criou nosso desejo é tão cruel/mostra os vales onde jorra o leite e o mel/e esses vales são de Deus.

Ou seja, Deus teria a crueldade de criar para todos nós o desejo, mostrar a abundância de leite e mel (delícias, alimentos, bens materiais), e nos privar de desfrutar de tudo isso ou de utilizarmos somente em benefício próprio?

Claro que não! Deus criou tudo no Universo para desfrutarmos como usuários e não proprietários, e, principalmente, partilharmos isso com os nossos semelhantes, com amorosidade e compaixão (Amar o próximo como a si mesmo). Por isso o autor encerra o seu raciocínio, conforme o iniciou: Pelo amor de Deus/não vê que isso é pecado, desprezar quem lhe quer bem/não vê que Deus até fica zangado vendo alguém/abandonado pelo amor de Deus. 

Henrique Gomes.

 Ouça a música: 

Sobre todas as coisas

(Edu Lobo e Chico Buarque)

DVD Maria Rita: Segundo – Ao Vivo (Warner Music 2006) 

https://www.youtube.com/watch?v=HT3OSq6yPOU

 

Toque a música:

http://www.cifraclub.com.br/chico-buarque/sobre-todas-as-coisas

Anúncios
Esse post foi publicado em Música, Vídeos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s