Dicas Pedagógicas: Que métodos e técnicas utilizar? – Parte 1

A escolha dos métodos e técnicas pedagógicas relaciona-se com o constante aprendizado e conhecimento que temos sobre as situações educativas. Assim, não é prudente estabelecer regras rígidas para o seu uso. Alguns aspectos importantes a serem considerados na seleção de métodos e técnicas são:

Integração: Nenhum método e nenhuma técnica sozinha é suficiente. É pré isso que haja integração de diferentes métodos e técnicas. Assim, numa mesma situação educativa, pode-se utilizar da exposição de idéias, do trabalho em grupo, do estudo dirigido de um tema etc.

Flexibilidade: Os métodos e as técnicas disponíveis podem ser redimensionadas para situações educativas específicas. Devemos ter a capacidade para perceber quando os mesmos não funcionam e flexibilidade suficiente para mudar.

Criatividade: Não existem fórmulas infalíveis para a seleção de métodos e técnicas. A criatividade é importante, pois a partir do conteúdo a ser desenvolvido e das intenções educativas estabelecidas, podemos definir métodos e técnicas mais adequadas para cada situação educativa.

A criatividade não é algo inato, podendo ser desenvolvida. Para isso, evite a rotina e a mecanização; mantenha uma atitude de constante experimentação nas situações educativas; procure fundamentar suas intenções educativas por valores e ideais que sejam uma opção segura para você como educador.

Fonte: Didática Geral. Claudino Piletti. São Paulo: Editora Ática, 1997. 21ª Ed.

Anúncios
Esse post foi publicado em Dicas Pedagogicas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s