“Tudo é considerado impossível, até acontecer”. Nelson Mandela.

tudo-e-considerado-impossivel-ate-acontecer-nelson-mandela-1072

Imagem: KDimagem

Conhecemos pessoas notáveis que transformaram o modo como percebemos o mundo: Jesus, Cristovam Colombo, Darwin, Einstein e outras pessoas que conseguiram o que parecia impossível: Cora Coralina, Irmã Dulce, Florestan Fernandes, entre tantos outros.

Diariamente conheço famílias que se sustentam com o salário mínimo, criam seus filhos, amam, vibram, choram e conseguem o que parece impossível: viver com o salário mínimo, sem perder a dignidade.

Conheçi uma senhora, moradora da Estrutural, com quatro filhos, cuja casa ficava em uma invasão. O marido é trabalhador informal na construção civil. Os dois criam os filhos com amor responsável, alegria e dedicação. Diariamente ela levava-os para a escola, o centro de convivência e o centro olímpico de bicicleta: era engraçado vê-los grudadinhos na mãe rumo aos seus destinos. O sorriso dela era contagiante e tem sido um exemplo de perseverança para os dias nublados que vivemos.

O que queremos que aconteça, em qualquer área, parte inicialmente de nós, do modo como vemos os acontecimentos e de como agiremos diante disto. Chorar ou xingar pode servir de desabafo, catarse, mas não são ações transformadoras.

Nunca tivemos tantos meios de comunicação disponíveis – utilizemo-los! Se estamos infelizes com o rumo que a vida tomou, busquemos um outro, procuremos ajuda – de amigos, de familiares, profissional ou religiosa. Mas não vamos desistir de viver em função da crise. Como alguém já disse: em uma crise, uns choram e outros vendem lenços.

Fernanda Martins

Anúncios
Esse post foi publicado em Reflexões. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s