Medo de Amar – Marcelo Cezar

Medo de Amar.jpg
Título: Medo de Amar
Pscicografia: Marcelo Cezar
Ditado por Marco Aurélio
Editora: Vida & Consciência
Páginas:368
Edição: 2ª
Sinopse:
Todos nós estamos à procura da felicidade e da realização dos anseios de nossa alma. Queremos a paz, o amor e o sucesso. Mas muitos de nós ainda não compreendem que tudo isso depende do modo como investimos o nosso poder de crer no bem. Pensamos ilusoriamente que o mal tem força, sem notar que somos nós que estamos dando força a ele. A título de defesa contra as maldades dos outros, enveredamos pelos caminhos da frieza, da agressividade, da condenação, da crítica e do desamor, terminando solitários e carentes de humanidade. Fechamos as portas de nosso espírito e perdemos a luz da vida que nos anima. A carência é filha do nosso egoísmo e buscamos erradamente saciá-la nos entregando à conquista das coisas materiais. Queremos a riqueza, o luxo e o poder, na ilusão de nos sentirmos preenchidos, mas o resultado sempre é desastroso, pois a posse das coisas externas não substitui o amor reprimido. Dar poder só ao bem é o único modo de conseguir vencer o egoísmo e realizar os objetivos amorosos de nossa alma, vencendo finalmente o Medo de Amar.
Originalmente lançado em 2.004 e com mais de 50.000 exemplares vendidos, este romance mediúnico ganha nova versão revista e atualizada, com notas explicativas, nova diagramação, formato e capa. Totalmente diferente da irmã Marinês, Maria Lucia é arrogante, egoísta, ambiciosa e fútil, desejando a todo custo o luxo, a riqueza e o poder. Descontente com a situação financeira de seu namorado, Maria Lucia decide terminar o relacionamento e ficar amiga de uma antiga colega de escola, herdeira de uma rica família, para conquistar seu irmão Eduardo e, assim, alcançar o status com que tanto sonhou. Entretanto o encontro de Eduardo com sua irmã Marinês desperta neles o verdadeiro amor, fazendo com que Maria Lúcia tome atitudes impensadas que culminarão em resultados desastrosos.
Minha opinião:
Esse é o terceiro livro do Marcelo Cezar que eu leio. O estilo de escrita se mantém, mas a qualidade sobe significativamente, ganham uma complexidade gostosa de acompanhar e que gera aquela ansiedade para continuar lendo, sabe? Foi um livro que eu não consegui parar de ler até terminar. Varei a madrugada feliz!
A história dos personagens é muito rica, e os personagens são multifacetados, com qualidades e defeitos, momentos de grande coragem e momentos de covardia. Muito humanos, sabe? E isso resulta em uma identificação com eles. Um pensamento de: podia ser eu aqui. Três personagens compõe o centro da história, e são os mais desenvolvidos: Maria Lúcia, Marinês e Henrique. Maria Lúcia faz qualquer coisa por dinheiro, Henrique vive em conflito com sua homossexualidade, e Marinês precisa a aprender a não agradar os outros e ser quem deseja ser por ela mesma. Juntos, muitas lições são vividas. Algumas são aprendidas, outras ficam para a próxima.
Nas entrelinhas percebemos o quanto o autor espiritual buscou mostrar que o dinheiro e o que ele traz (poder, luxo)  permite a satisfação de necessidades materiais, mas pouco faz pelas nossas necessidades morais e espirituais. Dinheiro não traz felicidade, e a história nos permite compreender o por que.
Recomendo muito a leitura e, certamente entrou na minha lista de romances espíritas favoritos, pois há muito o que se pode estudar nele.
E você, já leu esse livro? O que achou?
Por June Alves
Anúncios

Sobre junealves

Virginiana fresca, leitora compulsiva de rótulos, aspirante a turista quase profissional, adora um bom restaurante, aprendiz de investidora, louca por produtos de beleza, consumista consciente que tem o hábito de consertar roupas e acessórios. Facilmente comprável com caixinhas, quadrinhos, livros e filmes.
Esse post foi publicado em Dicas Culturais, Livros. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s