Trago comigo

pequeno-principe

Fonte: Google Imagens

Certamente esta frase é a mais famosa do belo livro de Antoine de Saint-Exupéry:

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

O Pequeno Príncipe enumera múltiplas lições para a vida, mas no momento vou desenvolver minha reflexão nesta que separei. Começo atrevendo-me a acrescentar à frase, na introdução dela o “Eu”, refazendo-a desta forma: Eu e tu nos tornaremos eternamente responsáveis por cativarmo-nos mutuamente.
Nossa! Que reformulação estranha! Parece mesmo, a primeira vista. Ao entregar nossa afeição a alguém colocando no combo a responsabilidade deste sentimento unicamente em suas mãos, isentamo-nos do controle das emoções, cabendo ao outro cuidar com esmero de nossas expectativas totalmente desconhecidas para ele.
Posicionando ambos como protagonistas da mesma história, cada um carregará sua parcela de responsabilidade no ato da afeição. O que cativa terá que carregar consigo a certeza de seus sentimentos e conduta, sem agir levianamente, para não gerar expectativas vãs. E quem é cativado responsabiliza-se pelo controle de suas emoções, dando a dose correspondente de afeto produzida pelo emissor.
Somos responsáveis pelo destino programado para a existência, quando alguém entra ou sai de nossas vidas é porque permitimos esse acolhimento em nosso íntimo. Regamos e cuidamos desta rosa com desvelo, perfumando de alegria o coração. Pontuo para concluir que entre cativado ou cativando a responsabilidade pertence a ambos, não haverão inocentes nem culpados. E qualquer lado que venha a seguir, somente haverá almas solidárias na mesma ação.

Por Alexandra Paes

“Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil.”

Clarice Lispector

Anúncios
Esse post foi publicado em Reflexões. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Trago comigo

  1. Rinaldo Morelli disse:

    Belas reflexões!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s