A Granja do Silêncio

AGS.jpg

“O Espiritismo (…) é um sistema filosófico bem definido: o homem, seu passado, sua razão de ser, seu futuro, tal são os principais assuntos de que trata a filosofia espírita”

Gilles Bodin

Titulo: A Granja do Silêncio
Autor: Paul Bodier (com base nas anotações de Gilles Bodin)
Editora: FEB
Páginas: 168
Edição: Relançamento da 1ª edição
Perfil no Skoob: https://www.skoob.com.br/a-granja-do-silencio-662727ed664966.html

Sinopse:

Nessa narrativa, Paul Bodier conta a história do médico Gilles Bodin, apresentando a comprovação da existência da vida após a morte, da reencarnação e das provas e expiações por que devemos passar um dia. Na história, o Dr. Gilles resolve, por aventura, entrar numa velha mansão abandonada, chamada por todos os habitantes daquele pequeno vale de Granja do Silêncio. Ali o Sr. Bodin está prestes a encontrar um Espírito das mais antigas famílias nobres da Turíngia, que lhe contaria a história do crime do qual resultou sua morte. O Espírito ainda faria a previsão de sua própria reencarnação, possibilitando ao médico algo único: conhecer um Espírito antigo e conviver com sua reencarnação, sabendo de ambas as existências!

Que provações esse Espírito ainda vivenciaria? Que fim levariam os responsáveis por sua morte? Que experiências todos ainda viveriam?

Um romance histórico e arrebatador sobre vida, morte, hipnose, transfiguração e fenômenos espíritas!

Minha Opinião:

Recebi esse livro em setembro de 2017 através do Clube do Livro da Federação Espírita Brasileira (FEB), um clube muito interessante para aqueles que, como eu, desejam ter a oportunidade de receber em casa uma obra espírita todo mês, garantindo assim, a leitura de pelo menos um livro espírita regularmente.

A primeira coisa que chama atenção na obra é seu aspecto científico. Trata-se de documentos póstumos do médico Gilles Bodin, cujo conteúdo analisam a reencarnação. Sob o ponto de vista de espectador de obra da vida, o médico tem a oportunidade de acompanhar e relatar um caso de reencarnação. Desde o conhecimento da história desenrolada anos antes de seu nascimento, até a reencarnação de espíritos comprometidos, e o desenrolar das consequências dos atos envolvidas na encarnação anterior destes, o médico documenta cada momento importante no desenrolar dessa história conflituosa. É uma obra definitivamente interessante para estudiosos espíritas e valoriza o aspecto filosófico e científico da doutrina espírita, ambos poucos explorados no Brasil.

Não vou mentir, a leitura dessa obra não é fácil. Para quem já leu livros de André Luiz (Psicografados por Chico Xavier), esta obra transita no mesmo vocabulário que remete à época em que foi escrita. Um dicionário vai ajudar muito a compreender melhor determinadas passagens. Mas isso não torna a leitura difícil, pois embora o vocabulário seja antigo, a forma com que foi escrita torna a leitura rápida, ligeira até. Mas é bom ter em mente que o processo reencarnatório é pano de fundo para pesquisa realizada pelo autor, portanto ao contrário de romances (embora o livro tenha sido classificado como romance), onde os acontecimentos se destacam, nesta obra são as reflexões causadas pela observação da reencarnação é que são o destaque do livro. O pensamento filosófico e científico são o foco, portanto, boa parte da obra são reflexões e análises do médico Gilles Bodin.

Finalmente, destaco o apêndice da obra: escrito por Paul Bodier, trata-se de um ensaio científico muito bem construído, que explica os fenômenos citados no livro a partir de notas de Gilles Bodin e articulado a diversos autores espíritas da época como Léon Denis e Henri Brum. Pessoalmente, guardei várias anotações desse livro que entrou na minha estante de livros de estudo e pesquisa.

Por June Alves de Arruda

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s