Conheça o Espiritismo, Richard Simonetti

Mais uma obra recebida através do Clube do Livro da Federação Espírita Brasileira (FEB). Esse foi o livro recebido em outubro de 2018.

Título: Conheça o Espiritismo
Autor: Richard Simonetti
Editora: FEB
Páginas: 185
Ano: 2018 (5ª edição)

Sinopse: Você já se perguntou de onde viemos? Para onde vamos depois da morte? Qual o objetivo de nossa existência? E qual a razão da dor e do sofrimento? 
Essas e outras questões podem ser encontradas neste livro e as respostas são o primeiro passo para o conhecimento do Espiritismo, uma religião que toca todas as áreas do conhecimento e do comportamento humano. 
Com linguagem acessível e didática, Richard Simonetti desenvolve a explicação sobre o que é o Espiritismo e fala aos leitores as noções básicas dessa religião cristã.
Ao iniciar essa caminhada, você se dará a oportunidade de conhecer princípios que irão ajudá-lo a alcançar a paz consciente tão necessária para enfrentar os desafios da vida.

Sobre o autor: Richard Simonetti foi um escritor e expositor espírita brasileiro (1935 a 2018). Nasceu e viveu em Bauru-SP, foi funcionário do Banco do Brasil e conciliou o trabalho no banco e atividades espíritas ao longo de sua vida. Escreveu regularmente para periódicos espíritas como Reformador, Revista Internacional de Espiritismo e Folha Espírita. Foi membro da Academia Bauruense de Letras e publicou 48 obras, entre elas Para Rir e Refletir, Abaixo a Depressão! e Rindo e Refletindo com Chico Xavier. Richard Simonetti escrevia sobre o espiritismo de forma descomplicada, transmitindo conhecimento com leveza e bom humor.

Minha opinião: As obras de Richard Simonetti costumam ser excelentes referências para estudo, e essa não é diferente. Com uma leitura leve e rápida, o autor apresenta alguns temas básicos do espiritismo, sempre buscando esclarecer e descomplicar o conteúdo abordado. E sem perder de vista a referência doutrinárias e o desejo de esclarecer. Temas complicados como a Reencarnação são esclarecidos com exemplos ricos e que nos ajudam a compreender melhor o assunto, como a explicação, na página 91, onde ele diferencia individualidade de personalidade, sendo essa uma dúvida comum para quem inicia os estudos espíritas e se depara com o conceito de reencarnação pela primeira vez:

Uma pergunta curiosa:
Não entendo como fui alguém que viveu outras vidas, em séculos passados! Não posso ser outra pessoa!
Essa dúvida exprime dificuldade em distinguir entre personalidade individualidade.
Um ator, ao longo de sua vida, representa muitos papéis – é o homem, é a mulher, é o velho, o moço, o bandido, o mocinho, o rico, o pobre, o aluno, o professor, o pai de família, o filho problema… É, sobretudo, ele mesmo.
Vive múltiplas experiências, assume incontáveis personalidades, acumula conhecimentos, sem perder sua individualidade.

A doutrina espírita, ao exigir uma carga alta de leitura, com conteúdos muitas vezes complexos e discussões filosóficas, pode ser assustadora para quem não tem o hábito de leitura. Especialmente quando utilizamos uma linguagem pesada, com termos que já não são mais comumente utilizados, como algumas traduções das obras básicas.

É nesse espaço que as obras do Richard Simonetti se encaixam de forma muito interessante, ao se despir do palavreado mais complexo, e se propor a esclarecer alguns pontos mais complexos, ajuda na compreensão dos diversos assuntos que compõe o Espiritismo. Claro que não substitui a leitura das obras básicas, mas auxilia muito para uma melhor compreensão de assuntos básicos, como justiça, na página 113.

Nossa evolução primária evidencia-se no trato com as pessoas que se comprometem com o crime.
Se lemos no jornal que alguém estuprou uma criança, logo pensamos que a pena de morte seria pouco para esse “monstro”, que antes deveria ser submetido às piores torturas, numa clara alusão ao olho por olho da anacrônica legislação mosaica que Jesus revogou há dois mil anos.
Será que um espírito de segunda ordem pensaria assim? Ou enxergaria nesse criminoso um doente necessitado de tratamento, como está no ensino evangélico?
O nosso anseio de justiça cheira a vingança.

E mesmo para aqueles que já estudam a Doutrina Espírita há anos, as obras de Simonetti trazem um frescor interessante, e uma visão e percepção que captam nosso interesse, pois sua capacidade de explicar com simplicidade somente é acessível àqueles que realmente entenderam o tema estudado. E torna mais simples nossos esforços por colocar em prática aquilo que temos estudado, em prol da nossa Reforma Íntima.

Referências:

SIMONETTI, Richard. Conheça o Espiritismo. 5. ed. Brasília: Feb, 2018. 185 p.

FEB, Federação Espírita Brasileira (Brasília). Federação Espírita Brasileira. 2019. Disponível em: <https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/desencarna-o-escritor-espirita-richard-simonetti/&gt;. Acesso em: 25 fev. 2019.

Fonte: FEB.
Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Conheça o Espiritismo, Richard Simonetti

  1. O espiritismo propõe respostas para as principais perguntas de nossa existência…este livro é um pilar importante para compreensão do o que é o espiritismo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s