O que é o Espiritismo?

Doutrina Espírita ou Espiritismo é uma doutrina baseada na lógica e na razão, de natureza filosófica, com conseqüências religiosas (assim nos disse seu codificador Allan Kardec). Trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos, de Deus e do Universo, e suas relações com o mundo corporal e com nossos destinos. Tem por princípio a existência de relação e comunicação do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível.

O termo “Espiritismo” foi criado por Allan Kardec, para designar uma nova doutrina, trazida do mundo espiritual para o mundo material, por iniciativa dos Espíritos Superiores, por meio de comunicações mediúnicas. Foi codificada (organizada) por Allan kardec, em 1857, na França, no livro que originou a Doutrina, denominado o “Livro dos Espíritos”.
Os adeptos da Doutrina Espírita são denominados “espíritas” e suas práticas estão baseadas na busca pela reforma interior, assistência material e espiritual aos necessitados e no estudo das obras básicas da Codificação.

A Doutrina Espírita possui os seguintes princípios básicos:
A existência do Espírito e sua sobrevivência após a morte.
A reencarnação.
A lei de causa e efeito.
A comunicação entre o mundo material e espiritual.
A evolução progressiva dos Espíritos.
Desta forma, apesar do respeito que temos pelas demais crenças, devemos esclarecer que:
Espiritismo não é sinônimo de espiritualismo. O espírita é espiritualista, porque crê na existência de algo além da matéria, mas nem todo espiritualista é espírita;
Mediunidade e médiuns já preexistiam ao surgimento da Doutrina Espírita;
Crenças, filosofias ou práticas religiosas que se utilizam da denominação “Espiritismo”, fora dos postulados da Doutrina Espírita estão fazendo uso indevido do termo Espiritismo;
O Espiritismo não faz uso de velas, rituais, bebidas alcoólicas, amuletos, patuás e nem de vestimentas e paramentos especiais;
Não tem sacerdócio organizado;
Não possui sacramentos, batizados e nem casamentos religiosos.
Respeitamos o livre-arbítrio de cada um; não há proibições, castigos ou punições.

O corpo de conhecimento do Espiritismo está fundamentado em cinco obras básicas, codificadas por Kardec:
O Livro dos Espíritos – 1857;
O Livro dos Médiuns – 1861;
O Evangelho Segundo o Espiritismo – 1864;
O Céu e o Inferno – 1865;
A Gênese – 1868.
Sobre os Espíritos:
Diferentemente do que muita gente crê, os Espíritos não são seres vagos, indefinidos, disformes e nem fantasmas pintados nas estórias criadas pela imaginação humana. São pessoas, desprovidas de corpo material, que viveram na Terra ou em outros mundos, e que continuam existindo após a morte do corpo físico. Os Espíritos, quando revestidos do corpo material (encarnados), constituem a Humanidade ou mundo corporal visível, e são compostos de alma (ou Espírito encarnado), perispírito (envoltório semimaterial) e corpo material. Quando fora do corpo material (desencarnados), os Espíritos continuam existindo, envoltos pelo seu perispírito, e com as mesmas tendências, afeições, percepções e inteligência, que possuíam antes de desencarnar.
Os Espíritos, por estarem envoltos pelo perispírito, não são percebidos pela visão humana. Porém, podem estar em toda parte, de acordo com o grau de sua evolução, demonstrando assim a sobrevivência ao corpo e sua individualidade depois da morte física. Continuam sendo as mesmas pessoas de quando encarnadas, e seu progresso só se faz com o tempo, gradativamente, conforme se desfazem das suas imperfeições e conquistam conhecimentos e evolução moral.
Fontes:
O que é o Espiritismo – Allan Kardec, FEB,
O Livro dos Espíritos – Allan Kardec, FEB.
O que não é Espiritismo, Carta aos Jornalistas – por Orlando Mota Maia
http://www.espirito.org.br/portal/doutrina/o-espiritismo.html
O que é Espiritismo – Grupo Espírita Bezerra de Menezes, São José do Rio Preto, SP.

Sobre Allan Kardec:
Denizard Hippolyte-Léon Rivail, codinome Allan Kardec, nasceu em Lion, na França, em 03 de outubro de 1804. Pedagogo, professor de Astronomia, Química e Física, filósofo, bacharel em letras e em ciências, e doutor em medicina, falava fluentemente espanhol, inglês, alemão e italiano. Expressava-se também, com facilidade, em holandês. Foi aluno de Pestalozzi, na Suíça, e foi responsável pela reforma de estudos na França. Tinha obras publicadas sobre aritmética, geometria e gramática da língua francesa, adotadas pela Universidade da França.
Em 1854, convidado pelo Sr. Fortier, estudioso do magnetismo, observou o fenômeno das mesas girantes, e das mesas que expressavam pensamentos por meio de pancadas em respostas às perguntas formuladas. Iniciou, então, trabalho de pesquisa para entendimento racional e metódico sobre o fenômeno.
Recebeu materiais de comunicações mediúnicas, de várias fontes diferentes, comprovando as afirmações e respostas sobre as mesmas questões propostas. Os materiais possuíam lacunas e requeriam interpretação, ordenação, classificação, comparação e síntese. A princípio, em virtude de suas extremas ocupações profissionais, recusou-se a fazer este árduo trabalho (à época sem as facilidades atuais de computadores, editores de texto e de busca). Entretanto, foi convencido a assumir o trabalho, a partir de uma comunicação mediúnica de um Espírito que se intitulou seu protetor. O Espírito disse-lhe que haviam se conhecido em uma existência pregressa, no tempo dos Druídas, nas Gálias, e chamava-se Allan Kardec.
Decidiu então assumir o trabalho, originando o primeiro livro, intitulado “O Livro dos Espíritos”, publicado em 18 de abril de 1857. A partir de então, adotou o seu nome anterior, de Allan Kardec, nas obras referentes ao Espiritismo, de maneira que não se confundissem com as suas publicações universitárias e por considerar que o conteúdo destas obras eram de autoria dos Espíritos Superiores.

FONTE:
O QUE É O ESPIRITISMO – BIBLIOGRAFIA DE ALLAN KARDEC , FEB

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s