Perguntas Frequentes

O que é o Espiritismo?
É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”   Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo)
“O Espiritismo realiza o que Jesus disse sobre o Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo com que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.”   Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo – cap. VI – 4)

Quem é/foi Allan Kardec?

Denizard Hippolyte-Léon Rivail, codinome Allan Kardec, nasceu em Lion, na França, em 03 de outubro de 1804. Foi pedagogo e professor, poliglota e escritor de livros acadêmicos.

Em 1854, convidado pelo Sr. Fortier, estudioso do magnetismo, observou o fenômeno das mesas girantes, e das mesas que expressavam pensamentos por meio de pancadas em respostas às perguntas formuladas.  Iniciou, então, trabalho de pesquisa para entendimento racional e metódico sobre o fenômeno.

Recebeu materiais de comunicações mediúnicas, de várias fontes diferentes, comprovando as afirmações e respostas sobre as mesmas questões propostas. Em uma reunião com manifestação espiritual, foi convencido a assumir o trabalho, a partir de uma comunicação mediúnica de um Espírito que se intitulou seu protetor. O Espírito disse-lhe que haviam se conhecido em uma existência pregressa, no tempo dos Druidas, nas Gálias, quando ele se chamava Allan Kardec.

Decidiu então assumir o trabalho, originando o primeiro livro, intitulado “O Livro dos Espíritos”. A partir de então, adotou o seu nome anterior, de Allan Kardec, nas obras referentes ao Espiritismo, de maneira que não se confundissem com as suas publicações universitárias e por considerar que o conteúdo daquelas obras era de autoria dos Espíritos Superiores.

Os livros da codificação espírita são:

  • O Livro dos Espíritos – 1857
  • O Livro dos Médiuns – 1861
  • O Evangelho Segundo o Espiritismo – 1864
  • O Céu e o Inferno – 1865
  • A Gênese – 1868

O que é reencarnação?
Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu aprimoramento. O objetivo da reencarnação é a evolução.

O que é mediunidade?
Toda pessoa a traz consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinária de vida que adotem. Mas atenção: prática mediúnica espírita só é aquela exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã. Portanto, em hipótese alguma o médium poderá ganhar dinheiro, exigir ou aceitar qualquer forma de recompensa (presentes, dádivas, agrados, etc.) por suas atividades mediúnicas.

O que é um médium?
É todo aquele que sente a influência dos espíritos em qualquer grau de intensidade (Livro dos Médiuns, Cap. 24, perg. 159). Através dos médiuns, os espíritos podem se comunicar quando eles quiserem ou quando eles têm permissões. A comunicação pode ser por Psicofonia, Psicografia, Vidência, Intuições, entre outras.

O que é preciso para tornar-se um médium?
O Espiritismo defende que todos somos médiuns porque, em maior ou menor grau, todos estamos sujeitos às influências dos espíritos. Mas há quem tenha a mediunidade ostensiva e, nestes casos, a doutrina acredita que sejam pessoas com a missão de servir para o conhecimento entre os planos.

O que são os espíritos?
Os espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo. Os espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, em que gozam de inalterável felicidade. Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.

O que o Espiritismo informa sobre Jesus?
Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus. A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.

Onde vivem e o que fazem os espíritos desencarnados?
Além do mundo corporal, habitação dos espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação dos espíritos desencarnados. Eles estudam, trabalham e desenvolvem diversas atividades no mundo espiritual.

O Espiritismo tem entre seus princípios a crença em Deus?
Sim. O Espiritismo explica que Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais. Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.

O Espiritismo tem, entre seus princípios, a existência de vida em outros mundos?

Sim. A Doutrina Espírita esclarece que no Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução.

Quantos adeptos do Espiritismo há no Brasil?
De acordo com o Censo 2010 (IBGE), há 3,8 milhões de espíritas no Brasil.

Quantos Centros Espíritas existem no Brasil?
Cadastrados junto à Federação Espírita Brasileira há 14 mil Centros Espíritas.

Os espíritos sabem todas as coisas?
Não. Os espíritos são as almas dos homens que já perderam o corpo físico. A exemplo do que observamos na Humanidade encarnada, o conhecimento que eles têm é correspondente ao seu grau de adiantamento moral e intelectual. A morte é uma passagem para a vida espiritual e não dá valores morais ou de inteligência a quem não os tem.

Os espíritos podem reencarnar em corpos de animais?
Não. Os espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso intelectual e moral depende dos esforços que façam para chegar à perfeição.

Espiritismo é o mesmo que Umbanda ou Candomblé?
Não. O Espiritismo é uma doutrina que surgiu na França, em 1857. O Candomblé tem origem africana e a Umbanda é originária do Brasil, fruto do sincretismo do candomblé com o catolicismo.

Todos os espíritos são iguais?
Não. Os espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.

Somente pelo Espiritismo se pode ter contato com os Espíritos?
Não. As relações dos espíritos com os homens são constantes e sempre existiram. Os bons espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos induzem ao erro.

O que é lei de causa e efeito?
É uma lei criada por Deus e que dispõe que o homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas consequências de suas ações. O que fazemos de mal e de bem retornará para nós nessa mesma vida ou em existência posteriores. A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.

O Espiritismo acredita que já nascemos com um caminho determinado na vida?
Não. O Espiritismo concebe o livre arbítrio como ferramenta para as escolhas no mundo espiritual e material. Antes de reencarnar, a maioria dos espíritos tem condições de participar do planejamento da reencarnação, ex: escolha dos pais, filhos, cônjuge, local onde nascerá, sugestões para a constituição do corpo físico, tipo de morte, entre outros aspectos, as escolhas estão vinculadas ao desenvolvimento e aprendizado espiritual.

O que é a prece, de acordo com o Espiritismo?
A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural e é o resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata a ideia da existência do Criador. A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.

Nas instituições espíritas há algum tipo de pagamento?
Não. Toda a prática espírita é gratuita, como orienta o princípio moral do Evangelho: “Dai de graça o que de graça recebestes”.

O Espiritismo revela algo novo?
Sim. O Espiritismo revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.

O Espiritismo tem rituais ou sacerdotes?
Não. A prática espírita é realizada sem culto exterior. O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota nem usa em suas reuniões e em suas práticas altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior. As atividades espíritas são precedidas e concluídas com uma prece.

O Espiritismo é proselitista? Existem campanhas para que as pessoas se tornem Espíritas.
Não. O Espiritismo não impõe seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo a submeterem os seus ensinos ao crivo da razão, antes de aceitá-los.

Como o Espiritismo se relaciona com as demais religiões?
O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social.  Reconhece que “o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”.

O que é um Centro Espírita?
É um centro de estudos, de fraternidade, de orações e de diferentes atividades praticadas dentro dos princípios espíritas. É uma escola espiritual. É um serviço de apoio, de assistência fraternal para todos aqueles que procuram ajuda, consolo e assistência.

O que pode se entender sobre Fluidoterapia?
É a arte de impor as mãos sobre o ser (receptor) e transmitir através dela energia magnética /bioenergia. Também chamada de passe.

 O que significa tomar um passe?
O passe marca um momento de troca de energia entre o médium passista e o visitante do centro espírita. Todo mundo que procura equilíbrio pode tomar um passe. A recomendação da maioria dos centros é que, antes, a pessoa ouça uma palestra.

O que é água fluidificada?
É água magnetizada através de orações.

As palestras seguem regras definidas?
Não. O Espiritismo não impõe uma rotina rígida, mas todas as palestras são precedidas e encerradas por uma prece. Os (as) palestrantes apresentam estilos diferentes, são pessoas comuns, estudiosas da doutrina Espírita.

Quanto custa tudo isso?
Toda prática espírita é gratuita.

Existem livros espíritas?
Sim. Os interessados poderão se dirigir a livrarias nos Centros Espíritas e em livrarias especializadas.

Fontes de Consulta:
http://www.espirito.org.br/portal/perguntas/index.html

http://www.febnet.org.br/blog/geral/o-espiritismo/duvidas-mais-frequentes/

http://www.gruppe-seele.de/pt-br/as-perguntas-mais-frequentes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s